Afinal, é possível ter lucro com rádio?

É inegável que os desafios para conquistar o lucro com rádio são muitos. Acontece que isso não deve ser visto como um problema impossível de resolver. Para começar, é importante identificar que tipo de obstáculo está impedindo a sua emissora de fidelizar os ouvintes e conquistar uma audiência maior.

Veja quais são alguns dos empecilhos que barram a lucratividade de uma rádio e veja se você identifica algum deles na sua rotina:

Baixa popularidade da emissora

Se a audiência está baixa, isso significa que você vai ter dificuldades para vender os espaços comerciais. A primeira iniciativa é rever a programação e analisar o conteúdo apresentado.

Faça as mudanças necessárias com base no que o seu público quer ouvir: tenha a opinião dele como um norte.

Falta de interação com os anunciantes

É importante trabalhar para fortalecer o relacionamento com os anunciantes, pois eles são a fonte dos recursos.

Trate-os como parceiros. Ofereça sugestões para que eles utilizem o tempo de publicidade da melhor forma possível, indique o melhor tom para a locução dos comerciais, entre outras ideias.

Não ter nenhuma estratégia de marketing influencia negativamente o lucro com rádio

Uma emissora de rádio também precisa investir em marketing, afinal, é preciso conquistar ouvintes. Uma maneira fácil e rápida de conseguir engajamento é por meio do marketing digital: acredite, o seu público também está na internet!

Mantenha um blog no estilo do seu público, ofereça informação e entretenimento de qualidade. Uma boa ideia é disponibilizar transmissão ao vivo da sua programação na internet para que as pessoas possam ouvir música do próprio celular.

Também é importante conquistar seguidores nas principais redes sociais. Para isso, basta usar a criatividade para interagir com eles e impulsionar algumas publicações mais relevantes para alcançar melhores resultados.

Menosprezar a importância de investir em tecnologia

Muitas rádios ainda estão utilizando equipamentos ultrapassados, que prejudicam a própria transmissão. Essas máquinas são fábricas de despesas, pois requerem troca de peças e manutenção constantes.

Hoje, existem equipamentos inteligentes (digitais ou analógicos), que oferecem muito mais qualidade e baixo índice de manutenção. O investimento é baixo se você comparar os benefícios: ouvintes satisfeitos, transmissão perfeita, redução de custos com consertos e maior alcance.

Sim, é possível obter lucro com rádio!

Como você percebeu, alguns obstáculos servem para barrar o lucro do seu negócio. No entanto, se você fizer uma análise do que está atrapalhando a qualidade do seu serviço, é possível encontrar soluções práticas e inovadoras para melhorar.

Perceba que esses empecilhos, se não forem solucionados, podem se conectar a outros e potencializar o problema. Por exemplo, a baixa popularidade somada ao uso de equipamentos obsoletos representa um atraso no que você deseja alcançar como objetivo.

Por outro lado, se todas essas falhas forem trabalhadas em conjunto, você vai se surpreender com o fato de triplicar o lucro com rádio. Assim, você vai poder ter mais recursos para investir em melhoria e viver com mais qualidade de vida. Pense nisso!

E então, com qual desses empecilhos você se identificou? O que você fez ou pretende fazer para resolver a situação? Deixe um comentário!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.