Estratégias de YouTube e Facebook para rádios: como usá-las corretamente

Vivemos em plena era da convergência midiática, conceito desenvolvido por Henry Jenkins e que mostra a tendência que os meios de comunicação têm de se adaptarem às novas tecnologias e encontrarem na internet um novo canal de distribuição de conteúdo.

Dentro desse contexto, desenvolver estratégias no YouTube e Facebook para rádios é algo que precisa fazer parte do dia a dia de um radialista contemporâneo. Afinal, uma mídia complementa a outra, e o ouvinte pode ter interesse em buscar conteúdos complementares àqueles que estão sendo veiculados no rádio tradicional.

Para que você saiba como tirar o máximo proveito das redes sociais como o YouTube e o Facebook na sua rádio, nós elaboramos algumas dicas práticas. Ficou interessado? Então, siga conosco e confira agora mesmo!

Faça transmissões ao vivo

Quando a sua rádio estiver promovendo um debate com especialistas sobre um assunto interessante ou realizando uma entrevista com artistas, políticos ou qualquer outra pessoa que tenha algo importante a dizer ao seu público, pode-se fazer transmissões ao vivo, em vídeo, na página do Facebook e no canal do YouTube da emissora.

Desse modo, além de ouvir a voz, os ouvintes que tiverem interesse poderão visualizar os entrevistados em vídeo, por meio dessas plataformas. Além disso, ao utilizar o Facebook e o YouTube, você poderá atingir outros públicos, como as pessoas que não têm o costume de ouvir rádio.

Outro ponto positivo das transmissões ao vivo em vídeo pelo Facebook e pelo YouTube é que os vídeos ficam disponíveis para os usuários e podem até mesmo ser editados em formato de podcast para que sejam visualizados em outros momentos.

Interaja com o público no Facebook

O Facebook é uma ferramenta muito interessante para que as rádios interajam com os seus públicos.

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Você pode criar posts solicitando às pessoas que deixem comentários com as músicas que querem ouvir, por exemplo, criando assim uma playlist personalizada de acordo com o gosto dos ouvintes.

Promoções, como o sorteio de kits de bandas ou CDs de cantores parceiros da emissora, também podem ser feitas no Facebook e divulgadas na programação ao vivo da rádio, com uma mídia complementando a outra.

Divulgue as notícias da sua região

As rádios que possuem um departamento de jornalismo bem estruturado e que apuram notícias da região para serem noticiadas na emissora também podem utilizar o Facebook para divulgar essas informações.

Desse modo, os ouvintes que se interessaram por algum assunto noticiado na rádio e que desejarem obter mais informações poderão acessar esse canal e ler a notícia em formato de texto.

Divulgue a programação da emissora

Por meio das redes sociais também é possível divulgar a programação da emissora. Você pode fazer anúncios, em formato de imagem ou vídeo, convidando os internautas a ouvirem a programação da emissora em determinado horário, divulgando as atrações.

Isso fará com que as pessoas tomem conhecimento daquilo que será transmitido na rádio no decorrer do dia e possam sintonizar a emissora para acompanhar os programas que interessam a elas.

Tudo pronto para desenvolver estratégias de YouTube e Facebook para rádios? Continue aprendendo e leia outro artigo para saber por que é essencial para a sua rádio fazer pós-vendas.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua há mais de 4 anos no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa com mais de 20 anos produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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