Presença online para rádios: 4 informações importantes

A modernização dos meios de comunicação exige uma série de adequações para seguir chamando a atenção do público e, nesse quesito, o rádio se encaixa perfeitamente.

Ter uma presença online sólida é um dos principais fatores para conseguir se destacar e cativar os ouvintes, mantendo, assim, um relacionamento de longo prazo e atraindo novos seguidores.

Para elucidar um pouco mais sobre de que forma essa presença deve ser construída, listamos algumas dicas importantes para a elaboração de uma estratégia digital vencedora.

1. Comportamento nas redes sociais

As redes sociais são um elemento fundamental para um bom processo de interação com o público. Antigamente isso era feito somente por telefone, carta e mais recentemente por e-mail.

Então é possível considerar que essas mídias causaram um grande impacto na forma de se comunicar com os ouvintes. Por isso, para aproveitar todo o potencial envolvido no uso dessas mídias, algumas ações são bem importantes de serem realizadas.

Entre elas, podemos citar os pedidos de músicas, comentários sobre o que está rolando na programação, um atendimento inbox eficiente, promoções exclusivas e postagem de conteúdo relevante, especialmente sobre assuntos relacionados à cultura e entretenimento.

2. Transmissões ao vivo pela internet

Mais do que ouvir os seus programas preferidos, hoje também é possível assistir ao vivo o que está rolando no estúdio. Esse fator inovador é bastante atraente para o público, já que aumenta consideravelmente o processo de interação entre ouvinte/espectador e a rádio.

Além disso, tanto a transmissão em vídeo quanto a transmissão em áudio permitem que um grande número de pessoas de vários locais do mundo possa ter acesso à programação.

Diante disso, alguns cuidados são fundamentais para que esse processo possa fluir da melhor forma possível.

No caso de transmissões em vídeo, a organização do estúdio é fundamental para causar uma boa impressão, assim como a qualidade da transmissão que deve estar de acordo com os padrões de excelência da rádio. Em transmissões em áudio, a plataforma deve ser construída para suportar o grande número de acessos e conseguir passar a sua mensagem sem grandes problemas técnicos.

3. Aplicativos para rádios

Disponibilizar um aplicativo para o seu público já faz parte da estratégia de comunicação e marketing de muitas empresas. Em relação às rádios, esse recurso é muito importante, já que permite expandir a sua audiência, sem contar os benefícios que esse tipo de tecnologia proporciona.

Um aplicativo possibilita que o ouvinte esteja interagindo o tempo todo, seja ouvindo a programação, seja acompanhando o que rola nas redes sociais, recebendo conteúdo exclusivo e estando por dentro de todas as ações da rádio.

4. Produção de podcasts

Podcasts podem ser definidos basicamente como programas de rádio gravados e disponibilizados mais tarde na rede.

Por mais que pareça uma missão simples, algumas questões técnicas são fundamentais para garantir uma ótima captação.

Se for a gravação de um programa onde todos os comunicadores estão no mesmo local, equipamentos como microfones de qualidade, processadores de áudio e softwares de gravação são alguns dos itens necessários para garantir que o processo seja realizado com eficiência.

Para gravações onde os comunicadores não estão no mesmo local, é preciso também ter uma excelente conexão de internet, a fim de que instabilidades não comprometam o andamento do programa.

Os podcasts ajudam o ouvinte a ficar por dentro do que rolou na programação mesmo que não seja no horário de transmissão dos programas, sendo uma importante estratégia de presença online para manter o público informado e fidelizado ao conteúdo da rádio.

Quer melhorar o desempenho da sua rádio? Conte com a ajuda dos indicadores certos para realizar essa missão com êxito!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.