Segredos essenciais para gestão de rádios!

Imerso em um momento de lazer ou informação, o ouvinte, na maioria das vezes, nem imagina a quantidade de trabalho existente nos bastidores de uma emissora de rádio. Não se sabe que tudo é feito com muito cuidado para levar aquela música ou conteúdo até ele com qualidade e rapidez.

Mas quem empreende nesse segmento entende que, muitas vezes, tal tarefa não é tão simples como parece. Porém, fique tranquilo! Existem algumas formas e técnicas para melhorar a gestão de sua rádio, fazendo com que a empresa apresente melhores resultados.

Quer conhecer os segredos essenciais para a gestão de rádios? Continue com a gente e confira!

Qualidade da transmissão

Imagine a cena: um ouvinte descobre sua rádio e está interessado no conteúdo que você tem a oferecer. Mas, ao se conectar à sua estação, ele não consegue entender o que é dito, graças à má qualidade da transmissão. Seria um verdadeiro desperdício, não é mesmo?

Para conseguir anunciantes, uma emissora de rádio tem de garantir ao patrocinador que sua mensagem seja ouvida com clareza pelo público. É por isso que a qualidade do sinal de transmissão é tão importante.

Muitas empresas buscam economizar em seus equipamentos, adquirindo itens de segunda mão e, na maioria das vezes, já obsoletos. Mas essa é uma economia que sai muito cara, pois tais equipamentos apresentam problemas constantes e têm difícil manutenção.

Ou seja: a falta de investimento na transmissão pode gerar grandes prejuízos, além da perda de ouvintes. Já pensou se a empresa fica paralisada enquanto se procura por alguém capacitado para realizar o conserto? Sem dúvidas, esse não seria um cenário nada bom.

Mas a gestão de rádios pode ser mais simples se houver um planejamento concreto de seus passos. Investir em tecnologia para melhorar a qualidade do sinal traz segurança à programação e evita gastos recorrentes com manutenção, além do constrangimento de ficar fora do ar — o que pode afastar os anunciantes.

Treinamento dos funcionários

A tendência do segmento de comunicação é operar com cada vez menos colaboradores. Por isso, uma postura multitarefa é, a cada dia, mais exigida dos profissionais, que devem estar ambientados às novas tecnologias de comunicação, linguagens e tendências do mercado.

Nesse caso, cabe à empresa oferecer treinamento adequado para que os funcionários saibam lidar com os novos desafios. Uma rádio de notícias que decidiu que os próprios locutores vão operar a mesa de som não pode exigir que eles já saibam como realizar essa tarefa.

É natural que, com o avanço da tecnologia, algumas funções deixem de existir, mas nem todos os profissionais sabem lidar com um acúmulo em suas responsabilidades. Nesse caso, investir em treinamento pode ser uma saída interessante.

Sendo assim, sempre converse com os funcionários sobre o desempenho de novas funções. Ofereça, ainda, todo o suporte necessário para que aprendam as tarefas de forma rápida e eficiente.

Investimento em estratégias digitais

Quando a televisão foi criada, muitos falavam que esse novo meio de comunicação acabaria com o rádio. Mas, como já sabemos, isso não aconteceu. As tecnologias somam-se e abrem novas possibilidades para empresários. Por isso, as rádios devem ter uma estratégia de comunicação voltada para o ambiente digital.

A internet possibilita um contato direto e instantâneo entre as marcas e seus públicos. A interação com os ouvintes pode ser feita a partir de redes sociais — em enquetes e promoções, por exemplo. Além disso, com as novas mídias, é possível disponibilizar os programas na íntegra, em um site oficial, o que pode aumentar o interesse dos anunciantes.

Diferentemente do que muitos gestores de rádio ainda pensam, a internet é uma grande aliada de seu negócio (e não uma inimiga). Além do relacionamento com os ouvintes, por meio dela também é possível realizar uma mensuração ainda mais completa e segura de seu empreendimento.

Já pensou em ter o controle sobre todos os dados e informações de sua emissora ao alcance de um clique? Isso é possível! Existem diversos programas e aplicativos que realizam um gerenciamento completo das empresas, seja a partir de redes sociais, sites próprios ou ambientes de busca.

Valorização dos locutores

Em tempos de crise, a solução encontrada por algumas companhias é realizar demissões em massa, sem levar em conta que os ouvintes se identificam com os locutores. Entretanto, você deve sempre considerar que esses profissionais são o grande patrimônio de sua rádio.

Por isso, tome cuidado com essa estratégia! É claro que mudanças podem ser realizadas, mas sempre com organização e planejamento. Se possível, faça pesquisas com o público-alvo, para identificar se as alterações na programação são bem-vindas ou não.

O ouvinte conhece a sua rádio pela voz do locutor — e muitos comunicadores transformam seus programas em sucessos de audiência e faturamento. Quando um programa sai do ar sem prévio aviso, é possível que ouvintes e anunciantes se sintam desrespeitados.

Por isso, valorize os seus profissionais. Afinal, eles também são responsáveis pelo sucesso da empresa.

Conhecimento dos ouvintes

De nada adianta ter o melhor equipamento de transmissão, uma estratégia voltada para o ambiente digital, a equipe de funcionários dos sonhos e os locutores mais eficientes do mercado se você não tiver um público que o acompanhe.

Assim sendo, os ouvintes devem estar sempre no centro da gestão de rádios, independentemente do segmento de atuação. São eles que consomem o conteúdo que você produz e atraem os anunciantes que mantêm a companhia.

Conhecer seu público é o primeiro passo para gerar conteúdo relevante e manter os ouvintes interessados em sua emissora. A partir disso, você pode montar uma programação mais eficiente e planejar suas estratégias de forma mais acertada.

Investir em entrevistas, promoções, sorteios e interação entre empresa e ouvintes também são táticas muito eficientes para criar um público engajado e fiel à sua marca.

Legal, não é? Agora que você já descobriu os principais segredos para a gestão de rádios, é hora de colocar o conhecimento em prática! Seguindo nossas dicas simples, é possível trazer resultados ainda melhores para o seu negócio.

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Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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