5 spots de rádio que ficaram famosos!

Um spot de rádio nada mais é que uma peça sonora curta, com o objetivo de fixar uma mensagem no ouvinte. Só por essa rápida explicação já dá para perceber como os spots são importantes para a publicidade, não é mesmo? E atrair anunciantes para esse meio é fundamental.

Um spot bem planejado pode captar e fidelizar clientes por meio da audição. Um bom roteiro aliado a uma boa produção podem se tornar infalíveis. Exemplos dessa eficiente combinação não faltam. E é sobre eles que vamos falar neste post.

Confira a nossa lista com os cinco dos melhores spots de rádio de todos os tempos!

1. Até onde vai a sua criatividade, da Panamericana Escola de Arte e Design

Os spots criados para a campanha “Até onde vai a sua criatividade”, da Panamericana Escola de Art e Design, transformou algo simples em um sucesso. Os spots foram planejados com base em duas perguntas muito comuns e que podem ser constrangedoras.

Um filho que pergunta como nasceu e uma namorada que questiona o namorado se ele a ama são os fios condutores de duas peças para a campanha no rádio. O spot explora as diversas maneiras de respondê-las e questiona, ao final, até onde vai a criatividade do ouvinte, como forma de promover a escola de arte.

2. Park, da Nestlé Purina

Uma peça de rádio para promover os produtos da Nestlé destinados aos animais não poderia deixar de falar do amor incondicional que os cachorros têm pelos seus donos. O spot “Park”, da Nestlé Purina, põe o foco nessa relação e na importância de retribuir o carinho dos cães com produtos de qualidade.

Logo no início, a peça desperta a curiosidade e prende a atenção dos ouvintes, apostando também em uma dose de humor. Não é à toa que os três spots da campanha ganharam o Leão de Rádio no Cannes Lions, em 2012.

3. Vidas cruzadas, da Protex

Chamar a atenção para a importância de se proteger das bactérias no dia a dia é o mote da campanha do sabonete Protex. O spot foi criado com base nas nossas ações diárias que contribuem para o contato com as mais diferentes bactérias, como apertar o botão do elevador ou pegar o cardápio de um restaurante.

A conclusão é que as bactérias podem vir de todos os lados e que não temos controle sobre isso. A solução, então, seria utilizar o Protex para eliminá-las.

4. Vem pra rua, da Fiat

Aproveitar o contexto social como gancho para um bom spot de rádio também pode ser uma sacada e tanto. E foi o que a Fiat fez em 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas para protestar por diferentes causas.

Aproveitando o gancho do momento, a campanha da montadora convidava os brasileiros para a maior arquibancada do Brasil, a rua, junto à Fiat, um boa entendedora desse assunto.

5. Carro locutor, da Ford

Uma das características de um bom spot de rádio é o poder de atração da voz da locução. A campanha da Ford explorou exatamente isso para lançar o então novo Focus tecnológico.

O locutor da peça de rádio não era ninguém menos que o próprio carro, que narrava todas as suas características inovadores. A mensagem era que o carro era tão tecnológico que até falava.

E, então, viu como a criatividade é essencial para criar um bom spot de rádio? Se você se interessa por esse assunto, confira também o nosso post sobre anúncios criativos para a rádio!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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