6 dicas de gestão de redes sociais para rádios

A difusão das redes sociais transformou a forma como as empresas e os veículos de comunicação tradicionais lidam com o público. Assim, para se manterem competitivas no mercado, as rádios precisam investir na gestão de redes sociais.

Entretanto, muitos ainda desconhecem as oportunidades que esses novos canais de contato oferecem. Para contornar essa situação, é necessário conhecer as principais ferramentas, estratégias e ações que podem ser realizadas nessas plataformas para potencializar o seu negócio.

Ficou interessado e quer saber como a gestão de redes sociais pode alavancar a sua rádio? Então, confira essas 6 dicas que preparamos exclusivamente para você!

1. Escolha as redes sociais de acordo com o público-alvo

Um dos maiores erros das empresas que passam a utilizar as redes sociais, é criar páginas em todas elas. Nesse sentido, é importante ressaltar que cada rede social tem as suas próprias particularidades e públicos específicos, e nem todas trarão um bom retorno para o seu negócio.

Então, antes de criar páginas em todas as redes da web, selecione aquelas que têm mais afinidade com o target da sua rádio.

Se a sua empresa transmite músicas e programações jovens, boas alternativas podem ser o Facebook e o Twitter. Mas se o foco é a transmissão de conteúdos mais sérios, o LinkedIn pode ser o melhor caminho.

2. Divulgue as páginas durante as transmissões

Após desenvolver as páginas nas redes sociais mais adequadas, você precisa torná-las conhecidas pelo seu público, para que eles possam segui-las e acompanhar os conteúdos que serão postados.

Então, aproveite o potencial e alcance da programação da sua rádio para divulgar as páginas aos seus ouvintes. Para que eles tenham interesse, ofereça algum benefício, dizendo, por exemplo, que quem começar a te seguir no Instagram concorrerá a um par de ingressos para o cinema.

3. Adeque as mensagens a cada rede social

Tão importante quanto criar e divulgar as páginas da sua rádio, é saber como falar com os internautas em cada uma delas. A linguagem, os formatos, o tamanho dos textos, entre outros aspectos, variam de acordo com cada plataforma social.

Nesse sentido, a sua rádio deve entender o que funciona melhor em cada rede. Se no Twitter os textos curtos são as publicações ideais, pode ser que no Facebook as pessoas preferiram vídeos e imagens.

Portanto, faça testes e invista nos tipos de publicação que geram mais engajamento.

4. Utilize as redes sociais para divulgar o seu site

Atualmente, é imprescindível que as rádios modernas tenham seus os próprios sites. Mas muitos ouvintes ainda desconhecem a possibilidade de acompanhar a sua programação pela internet.

Por isso, as redes sociais podem ser excelentes aliadas para atrair o público para a sua página online. Por meio de chamadas e um link direto nas redes sociais, os internautas terão conhecimento sobre a sua programação e a possibilidade de ouvi-la de forma online.

5. Crie promoções

Um das principais características das redes sociais é a possibilidade de interação que elas proporcionam aos seus usuários.

Por isso, essa é uma ótima oportunidade para criar promoções que envolvam a participação do público. Durante as suas transmissões, a rádio pode incentivar os ouvintes a curtirem a sua página, compartilharem um conteúdo ou utilizarem hashtags para concorrer a prêmios exclusivos.

6. Mensure o engajamento

Mensurar resultados é importante para que as empresas saibam o que tem dado certo ou errado em suas campanhas. E as redes sociais permitem medir o engajamento e o envolvimento do público em cada publicação.

Dessa maneira, as rádios devem aproveitar essa oportunidade para verificar o que funciona melhor com o seu público. Então, sempre mensure o envolvimento dos internautas com os conteúdos que a sua rádio posta e compartilha.

E então, gostou de conhecer essas dicas? Elas são apenas alguns toques para que você saiba utilizar as redes sociais a favor da sua rádio. Por isso, não perca mais tempo e traga o seu negócio para o ambiente digital. Ele só trará benefícios e contribuirá para potencializar a sua programação.

Agora que você já sabe um pouco sobre a gestão de redes sociais, aproveite para baixar o e-book “O manual da fidelização de ouvintes para pequenas rádios“. Você vai alavancar ainda mais a sua audiência!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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