Abert e SET: conheça cada uma e saiba a importância para as emissoras de TV

A inovação tecnológica proporcionou um grande avanço no sistema da mídia eletrônica. Os conhecimentos técnicos aceleraram o desenvolvimento da TV e trouxeram uma série de novas funcionalidades.

Nesse contexto, duas associações tiveram papel decisivo nesse avanço — e foram responsáveis por promover padrões e lançar tendências na criação e distribuição do conteúdo da mídia eletrônica no país. Estamos falando dos grupos Abert e SET.

Neste post, vamos apresentar o que são essas duas associações e qual é a importância de cada uma para o sistema eletrônico de mídia digital no Brasil. Confira!

O que são as associações Abert e SET?

A SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos. Ela é formada por universidades, empresas, profissionais da área da tecnologia e demais operações do ramo. Foi fundada em 25 de março de 1988.

Essa sociedade participou do projeto que foi o responsável por criar o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), considerado um dos melhores mecanismos para a transmissão e de TV digital e radiodifusão em todo o mundo. Ela visa, por meio de estudos e análises, o aperfeiçoamento do setor de broadcast e engenharia de TV e rádio.

Atualmente, a SET faz parte do IBC Council, que é um órgão consultivo que influencia o ramo da mídia, entretenimento, tecnologia e engenharia digital.

Por outro lado, a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) foi constituída em 27 de novembro de 1962, sob a forma de uma sociedade civil sem fins econômicos com prazo indeterminado. Ela foi formada por diversas empresas de TV e radiodifusão que funcionavam no Brasil.

A principal finalidade da ABERT consiste na defesa da liberdade de expressão dos veículos de mídia, bem como dos interesses e direitos das empresas responsáveis por realizar a operação de radiodifusão em todo o território brasileiro, como executoras de serviços de interesse público.

Quais são as principais funções dessas associações?

A Abert e a SET apresentam diferentes funções, como você verá a seguir.

Abert

  • Defender a liberdade de expressão;
  • representar os interesses das emissoras de radiodifusão;
  • representar a radiodifusão e estabelecer intercâmbios entre as empresas nacionais e internacionais;
  • enfatizar as expressões educativa, cultural, e informativa;
  • requerer a adoção de medidas legais que visem à proteção dos interesses de radiodifusão;
  • promover eventos como: congressos, simpósios, conferências, palestras etc.

SET

  • Impulsionar a inovação tecnológica;
  • promover o desenvolvimento do mercado brasileiro da mídia eletrônica;
  • fortalecer parcerias e encorajar novas oportunidades junto a associações nacionais e internacionais;
  • estimular o desenvolvimento da TV e radiodifusão brasileira.

As entidades Abert e SET são responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas de mídia e demais atividades que envolvem as empresas de radiodifusão no país. Além disso, essas associações identificam e monitoram situações que podem configurar violação de liberdade de expressão e violências contra os profissionais que trabalham em veículos de comunicação.

Neste post, você ficou conhecendo melhor o que são o grupo Abert e SET e qual é a importância deles para a mídia brasileira. Achou este post interessante? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos sobre o assunto!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.