Aprenda como dar feedback para sua equipe!

Independentemente do segmento ou do porte de uma empresa, o diálogo é o melhor caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional de um colaborador. Mas você sabe como dar feedback de maneira adequada e eficiente para os membros da sua equipe?

Não se preocupe! Com algumas dicas simples, é possível transformar esses momentos de tensão em reuniões construtivas, que estimulem o melhor de cada um. Continue a leitura e descubra a melhor maneira de dar feedback para os seus funcionários.

Invista em reuniões 1×1

Você já deve ter ouvido a frase “elogie em público e critique em particular”, não é mesmo? É exatamente assim que um bom feedback deve ser. Por isso, ao avaliar o desempenho pessoal dos seus funcionários, invista sempre em reuniões no modelo 1×1.

Uma conversa individual, feita de gestor para colaborador, pode ser a estratégia que você precisa para se comunicar de maneira eficiente com cada uma das pessoas avaliadas. Isso fará com que você alcance um resultado cada vez melhor em suas reuniões.

Tenha um roteiro para a conversa

Embora a etapa de preparação para uma reunião possa parecer óbvia, ainda existem muitos líderes que participam de encontros de feedback sem qualquer tipo de planejamento ou informação específica sobre os integrantes da sua equipe.

Tenha sempre em mente que não é possível ter uma reunião de feedback no improviso. Por isso, prepare-se. Liste os principais pontos a serem abordados e faça um roteiro claro e objetivo para orientar você durante a conversa.

Lembre-se dos pontos positivos

Uma dica importante para manter a sua equipe motivada após um feedback está em sempre destacar os pontos positivos de cada colaborador. Mesmo que você tenha algumas críticas a fazer, comece a conversa com um clima positivo e boas notícias.

Liste as qualidades de cada colaborador e o que está sendo positivo em seu desempenho, em suas habilidades, suas competências e suas atitudes. Dessa forma, ele se sentirá importante para o negócio e mais estimulado para executar as mudanças necessárias.

Esteja atento a melhor abordagem

Durante um feedback ou em qualquer outro momento de relacionamento direto com os colaboradores, um gestor deve estar sempre atento ao seu controle emocional e ao tipo de abordagem realizado.

Em uma conversa, observe o seu tom de voz e a linguagem usada com os seus funcionários. Evite gritos e nunca se permita envolver por emoções negativas. Além de magoar um funcionário que pode estar passando por problemas sérios, você será visto como um chefe desequilibrado e tirano.

Lembre-se de que o diálogo é a base de sucesso de qualquer relação e isso não seria diferente no ambiente corporativo. Aproveite os momentos de feedback para entender a realidade e as necessidades de cada colaborador, de forma a mantê-lo motivado e a estimular o desenvolvimento constante do negócio como um todo.

Agora que você já sabe as principais dicas de como dar feedback eficiente para a sua equipe, que tal ter acesso a outros conteúdos que podem auxiliar no sucesso do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba todas as dicas e novidades exclusivas direto no seu e-mail.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.