Aprenda como melhorar a qualidade dos streamings em vídeo

Com uma pandemia acontecendo e, com isso, a necessidade de viver em isolamento, 2020 se revelou o ano dos streamings. Traduzido como transmissão, podemos dizer que um streaming tem como característica a agilidade em passar seu conteúdo em áudio ou vídeo em tempo real, sem a necessidade de download, apenas aguardando o carregamento inicial. YouTube, Spotify e Netflix são exemplos de plataformas que fazem essas transmissões instantâneas.

Muitas rádios on-line embarcaram na onda e começaram a fazer streaming em vídeo para transmitir seu conteúdo. Junto disso, encontraram dificuldade em passar uma imagem com qualidade. Sabendo desse desafio, selecionamos três pilares para você melhorar a qualidade dos streamings em vídeo da sua rádio web. Veja:

Conexão

Você gosta de assistir a algum conteúdo que fique travando? Então não faça seu streaming com conexão ruim. Investir em uma boa conexão é o primeiro passo. Além disso, nunca conte apenas com o Wi-Fi, utilize a internet por meio de cabo em seus equipamentos. Se você transmitir o vídeo em qualidade de 720p, deve contar com uma conexão de pelo menos 5 Mbps de upload. Quanto maior for esse dado, mais segura será a transmissão. Durante o streaming, desconecte os outros dispositivos ligados à rede.

Equipamentos

Você não precisa dos equipamentos de última geração para começar seus streamings. Portanto, alguns bons equipamentos são fundamentais para melhorar a qualidade da sua transmissão. Se tratando de uma transmissão de rádio web em vídeo, considere investir em um bom computador. Fique de olho especificamente na placa de vídeo, que tem como missão gerir os dados que são enviados ao processador, influenciando em uma melhor qualidade gráfica, com mais fluidez da imagem. Outro equipamento que merece atenção é o microfone. Ele precisa ser externo, de preferência um modelo de microfone condensador omnidirecional unidirecional.

Cenário

Algumas rádios não precisam se preocupar com a parte estética do streaming, ou seja, o cenário. Mas se a sua intenção é transmitir em vídeo, a decoração do estúdio é sim um dos pilares que precisam receber atenção para melhorar a qualidade da transmissão. A imagem apresentada pode ter um impacto positivo ou negativo nos seus ouvintes, e uma rádio web profissional precisa se preocupar com essa construção da imagem. Nesse critério, dê atenção especial para a iluminação do ambiente. Além disso, tente criar um cenário capaz de transmitir a identidade da sua rádio. Mas não pense que precisa alugar um espaço enorme e montar um estúdio de primeira. É possível criar um cenário usando um pequeno cômodo da sua casa, ou mesmo uma parede disponível no seu quarto.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.