Aprenda como negociar com bons fornecedores

Para que as empresas entreguem um trabalho de qualidade, elas dependem de bons fornecedores. Eles são os parceiros responsáveis por fornecer os equipamentos ou serviços relevantes para a sua empresa.

Como eles fazem parte do processo para que você entregue um bom trabalho, é importante escolher fornecedores de confiança.

Você quer saber como negociar e ter bons parceiros? Leia nosso texto e confira algumas dicas!

Defina seus objetivos

Antes de fazer qualquer negociação, é importante definir quais são os seus objetivos, para que você consiga encontrar os fornecedores mais adequados. Para isso, pense nas seguintes questões:

  • Qual serviço vou oferecer?
  • Quais equipamentos preciso?
  • Em quanto tempo preciso desses produtos ou equipamentos?
  • Qual o meu orçamento?

A partir dessas definições, você consegue procurar os fornecedores que mais se adéquam a essas especificações.

Faça um planejamento

Quando você está organizando a compra de algum equipamento ou a contratação de algum serviço, você precisa planejar as suas ações.

Após definir os objetivos, crie um planejamento para pensar na forma como vai agir. Assim, pense em prazos para executar ações como:

  • encontrar os fornecedores;
  • fazer as negociações;
  • fechar os negócios;
  • receber o serviço.

Pesquise os fornecedores

Com o entendimento do que você precisa, já é possível começar a pesquisar os fornecedores que vão se tornar os seus parceiros. Avalie tudo que eles podem oferecer, como as mercadorias, os serviços e até mesmo se eles oferecem algum tipo de manutenção.

É nesse momento que você tem que entender tudo que eles podem oferecer. Marque reuniões com os fornecedores, faça visitas nas empresas e buque conhecer o que eles têm de melhor para oferecer.

Procure os feedbacks

Além de conhecer os próprios fornecedores, um ponto importante é procurar os clientes desses fornecedores. Pensando nessa perspectiva, não há nada melhor para conhecer o serviço ou os produtos de alguma empresa do que conversar com quem já fez o seu uso.

Entre em contato com os clientes para saber o feedback deles sobre aquela empresa. Isso pode contribuir para que você entenda as limitações e possibilidades daquele produto ou serviço e, consequentemente, auxiliar na sua tomada de decisão.

Antecipe as negociações

Evite deixar as negociações para a última hora, pois como o mercado é incerto, o seu fornecedor pode ter vendido os produtos de estoque ou não ter horário para realizar o serviço na sua empresa.

Por isso, após verificar se o fornecedor encaixa nas suas necessidades, já inicie o processo de negociação com ele, para assegurar que o produto esteja disponível para você e o preço seja garantido. Quando há urgência para adquirir algo, o poder da empresa diminui e é possível que acordos menos vantajosos sejam feitos.

Após realizar essas etapas para encontrar um bom fornecedor, você pode construir uma boa relação. Afinal, quando encontramos parceiros comerciais, começamos a criar uma relação de confiança entre as empresas.

Depois de ler este texto, já conseguimos pensar melhor em como começar a conversar com os nossos fornecedores. Gostou do nosso conteúdo? Siga nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Youtube.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.