Codec: confira aqui o que precisa saber sobre o assunto!

Se você trabalha com sistema de radiodifusão certamente já se deparou com um Codec. Apesar de terem um nome aparentemente complexo, esses dispositivos são muito importantes para a rotina de trabalho de uma emissora de rádio e de TV, especialmente para quem trabalha com mecanismos de audiovisual.

Nesse sentido, vem a necessidade de entender melhor o que é e como ele funciona. Pensando nisso, vamos explicar tudo o que você deve saber sobre o Codec e como ele é usado para codificar e decodificar um arquivo. Acompanhe a leitura.

O que é um Codec?

Os Codecs são dispositivos de hardware ou software que são usados para codificar e decodificar arquivos de mídia. Esses aparelhos conseguem reduzir o tamanho original do arquivo, o que permite o seu armazenamento, bem como auxilia na decodificação no momento da reprodução, transformando o arquivo em seu estado de imagem ou áudio.

Para que servem os Codecs?

Os codecs são equipamentos que ajudam as pessoas a escutar áudios e ver vídeos, arquivos que são pesados e que poderiam levar uma grande quantidade de tempo para serem manuseados por meio de uploads e downloads em seus formatos originais.

O Codec foi criado justamente para deixar os arquivos mais leves. Esse processo consiste em comprimir o arquivo para que ele fique menos pesado. Por outro lado, há uma relativa perda da qualidade do conteúdo. É graças a esse procedimento que se torna possível abrir os arquivos de vídeo com formatos do tipo AVI ou MP4, ou então músicas em MP3 ou WVA.

Quais são os principais formatos de Codecs?

Existem Codecs de diversos formatos. Os principais são: XVID, DIVX, RMVB, M4V e o famoso MP3. Essa variedade requer que o usuário invista em um equipamento moderno e versátil, que consiga suportar vários formatos.

Em regra, os Codecs estão disponíveis sob a forma de programas que podem ser instalados no sistema operacional de um computador, ou então, programas que estão embutidos em outros aparelhos.

Quais são os principais tipos de Codecs?

Basicamente, a diferença entre os Codecs está na maneira como os seus itens vão sendo comprimidos ou descomprimidos. Alguns tipos somente comprimem o conteúdo sem oferecer uma máxima qualidade. Por sua vez, outros modelos focam na qualidade do material. Nesse sentido, é certo afirmar que a escolha do modelo ideal vai depender do seu objetivo e necessidades.

Existem várias modalidades disponíveis no mercado. Confira os principais tipos de Codecs:

  • H.264 (MPEG-4 Part 10 AVC) — é usado em smartphones, câmeras digitais e Blu-ray. É compatível com diversos aplicativos da Apple, além do YouTube, HTML 5 e Adobe Flash;
  • MPEG-2 — um dos mais tradicionais Codecs;
  • MPEG-4 Part 2;
  • Windows Media Video (WMV);
  • WAV (Waveform Audio File Format);
  • AIFF (Audio Interchange File Format);
  • FLAC (Free Lossless Audio Codec).

Como você pôde notar, os equipamentos de Codec influenciam diretamente a codificação e decodificação do conteúdo. Portanto, é essencial verificar no momento da compra se o aparelho suporta os formatos de arquivos mais atuais.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade que vão ajudá-lo a gerenciar a sua emissora de rádio e de TV da melhor forma possível!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.