Como saber quando sua cidade receberá o sinal de tv digital?

 

A TV ainda é um dos principais meios pelos quais o brasileiro busca se informar e se entreter. Nos últimos meses, várias mídias têm falado sobre quando o sinal analógico será desativado em diversas cidades, sendo substituído pelo sinal de TV digital.

Como as dúvidas acerca desse tema ainda são muitas, elaboramos este guia com informações relevantes para que você fique bem informado. Ao fim deste texto, você estará preparado para informar aos ouvintes da sua emissora de rádio sobre o assunto. Continue conosco e fique por dentro.

O que é o sinal de TV digital?

O sinal de TV digital já está sendo implantado em nosso país há alguns anos. Em 2018, ele finalmente chegará a todo território nacional, até mesmo a pequenos municípios que ainda não contavam com essa tecnologia.

Ao contrário do sinal analógico, a nova tecnologia oferece à audiência dos canais de TV aberta uma imagem de excelente qualidade. Essa, sem dúvida, é a principal vantagem de optar pela conversão: sem chuviscos, chiados ou duplicação de imagens, a diversão dos telespectadores estará garantida!

É preciso ter um aparelho específico para captar o sinal digital?

Não necessariamente, pois a maioria dos televisores que foram fabricados após o ano de 2010 já têm o conversor para o sinal digital embutido. Nesse caso, portanto, basta que o usuário instale uma antena UHF, que pode ser comprada por um valor bastante acessível em qualquer loja de eletrônicos.

Já para os aparelhos lançados antes de 2010, como os antigos televisores de tubo, é necessário fazer a instalação de um conversor digital. Trata-se de um pequeno aparelho, de fácil instalação, e que também é vendido em casas do ramo.

Existem formas de conseguir um conversor gratuitamente?

Sim, o Governo Federal lançou um programa que distribui gratuitamente um kit com a antena e o conversor digital. O projeto é destinado às pessoas de baixa renda, que também precisam comprovar a utilização de algum programa de benefício social do governo.

Assim, pessoas contempladas pelo Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros, podem adquirir os itens necessários para a conversão do sinal. Para isso, basta entrar em contato com a secretaria de assistência social da cidade e verificar o procedimento para a retirada gratuita do material.

Quando o sinal de TV digital estará disponível em minha cidade?

É muito simples saber quando o sinal analógico será desligado em qualquer cidade e quando o sinal digital será instaurado! Basta acessar o site Seja Digital, selecionar estado e o município, e conferir a informação disponibilizada na tela.

Quais são os benefícios do sinal de TV digital?

Em relação aos canais analógicos, o sinal de TV digital tem muitos benefícios para os telespectadores. Entre eles destaca-se a qualidade da imagem, que é impecável, sem nenhuma possibilidade de interferências.

Além disso, cada emissora poderá produzir diferentes conteúdos simultaneamente. Isso quer dizer que, em um futuro próximo, cada canal terá mais de uma numeração. O canal 4 poderá ser visto, por exemplo, no canal 4.1, 4.2, 4.3 etc.

Desse modo, cada emissora poderá transmitir mais de um programa ao mesmo tempo. Assim, será possível que elas disponibilizem uma frequência para a grade tradicional, enquanto outras sejam destinadas para reprises, especificamente para notícias, entre outras possibilidades, de acordo com suas estratégias de programação.

A TV digital já é realidade em diversos lares brasileiros e em pouco tempo estará presente em todo o país. Essa é mais uma prova de que a tecnologia pode trazer diversos benefícios para nossas vidas. Agora que você já sabe mais sobre o sinal de TV digital, o que acha de compartilhar este post em suas redes sociais? Assim mais pessoas terão acesso a essas informações importantes. Até a próxima!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.