Conheça as melhores práticas de gestão para a sua rádio!

Ter força de vontade para colocar um projeto em prática é fundamental. Contudo, esse não é o único item importante. A realidade é que é preciso ter conhecimento técnico sobre práticas de gestão para que seja possível obter o sucesso de uma rádio.

A boa gestão é tão importante quanto o planejamento, mas fazer isso em uma rádio muitas vezes é mais difícil que em outros locais, justamente porque apesar de hoje em dia ser possível encontrar muitas informações sobre o tema, muitas vezes elas não são adequadas à realidade da rádio.

Assim, pensando em ajudá-lo nessa questão, neste post separamos informações sobre as melhores práticas de gestão para a sua rádio. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o tema!

Realize o controle financeiro

Para que seja possível obter os resultados esperados é necessário contar com um bom controle financeiro, para que seja possível saber o valor do lucro, dos gastos fixos e até mesmo das despesas variáveis mensais.

Trata-se de um item importante porque é fundamental fechar a conta de maneira positiva todos os meses e, ao conhecer os valores que entram e saem da rádio todos os meses, assim como o destino dos valores, é possível se precaver de eventos inesperados e, consequentemente, perdas indesejáveis.

Nesse caso é preciso tomar cuidado, inclusive, com os gastos desnecessários. Para tanto, o ideal é realizar uma análise dos itens que realmente valem a pena o investimento e que apresentam valores dentro dos parâmetros da rádio. É preciso considerar nesse cálculo até mesmo pequenos itens, como materiais de escritório e de limpeza, a itens de grande importância para o funcionamento da programação, como equipamentos de qualidade.

É válido ressaltar que isso não quer dizer que é preciso poupar em todos os setores, mas que o ideal é realizar investimentos menores em determinados setores. Assim, sobrará orçamento para investir em itens mais relevantes para a programação, em geral, como aparelhagem. Afinal, ao poupar nesses equipamentos, é comum ter gastos extraordinários em razão de manutenções antes do previsto.

Então, para realizar a prática de gestão de maneira eficiente, pode ser uma boa estratégia dividir os gastos em essenciais, importantes e desnecessários, a fim de empregar o orçamento nos locais corretos.

Ofereça mais opções aos ouvintes

O desejo das rádios é sempre atrair mais ouvintes e, consequentemente, novos anunciantes, não é mesmo? Para atingir esse objetivo, é preciso estabelecer métodos para atrair a atenção para a sua programação e uma excelente estratégia é oferecer mais opções aos ouvintes.

A realidade é que as pessoas sintonizam uma emissora de rádio para ouvir um bom programa ou uma boa música e os spots publicitários veiculados na programação diária são consequências. Assim, é fundamental promover ações que tornem a rádio atraente para todos os envolvidos.

Ao oferecer novas programações, é normal que novos ouvintes conheçam a rádio — fator que, como consequência, atrai novos anunciantes que procuram por seus serviços e, ainda, fideliza os antigos. Para tanto, o ideal é apresentar uma programação variada e interessante e, ainda, contar com um mídia kit à disposição dos investidores a fim de demonstrar que se trata de um excelente veículo de comunicação para anúncios.

Busque por novidades

Apresentar sempre as mesmas programações pode causar desinteresse no público. Assim, é fundamental procurar por alternativas e novidades que são capazes de atrair a atenção dos ouvintes.

Nesse caso, é preciso diversificar a programação, afinal, os ouvintes buscam por uma programação inovadora, repleta de novidades e que consegue reunir diferentes requisitos, como:

  • entrevistas de diferentes assuntos e conversas com pessoas especializadas;
  • debates, conversas e mesa redonda;
  •  enquetes sobre assuntos de utilidade pública, do interesse da população e que estão em alta;
  • programação musical diversificada;
  • entre outros tipos de conteúdo.

Uma forma de inovar e apresentar novidades é utilizar a internet a seu favor, por exemplo, fazendo vídeos mostrando os bastidores dos programas e os divulgando nas redes sociais para que os ouvintes se sintam ainda mais perto e conectados à emissora de rádio. A realidade é que, hoje em dia, o público está cada vez mais exigente e apresentar um trabalho inovador e criativo é fundamental para atrair a sua atenção.

Invista em bons equipamentos

Contar com bons equipamentos é uma das práticas de gestão mais importantes, uma vez que são eles que possibilitam, por exemplo, uma transmissão de qualidade — fator imprescindível para qualquer rádio. Afinal, não adianta o ouvinte sintonizar na estação e estar interessado na programação se ele não consegue ouvir com clareza o que você tem a oferecer.

Ou seja, sem bons equipamentos não adianta reunir os demais fatores, como ter uma boa programação e atrair ouvintes, se em razão da má qualidade da transmissão, causada por equipamentos ruins, ele não conseguir entender o que é dito. Trata-se de um fator relevante até mesmo com relação a anunciantes, uma vez que é preciso garantir ao patrocinador da rádio que a sua propaganda vai ser escutada de maneira clara pelos ouvintes.

Dessa maneira, não investir em bons equipamentos e usar itens de má qualidade, obsoletos e até mesmo de segunda mão pode ser uma economia que sai muito cara. Afinal, além de serem produtos que contam com difícil manutenção e costumam apresentar problemas com frequência, você ainda pode perder anunciantes e ouvintes em razão da má qualidade apresentada.

Assim, não investir em equipamentos de qualidade pode gerar imensos prejuízos e causar até mesmo a paralisação da empresa, nos casos em que o item quebra e é preciso aguardar por um profissional qualificado para realizar o conserto.

Para não correr esse tipo de risco, é fundamental investir em equipamentos tecnológicos e de qualidade para melhorar a qualidade do sinal, evitar gastos extraordinários com reparos, proporcionar segurança à programação e fidelizar ouvintes e anunciantes.

Agora que você já conhece as melhores práticas de gestão para a sua rádio, fique atento aos pontos que apresentamos para que tudo ocorra de acordo com o planejado e utilize serviços que podem auxiliá-lo nessa questão, como o fornecido pela Teletronix — uma empresa que disponibiliza ao radiodifusor a modernidade em transmissão e conta com equipamentos eletrônicos de elevada qualidade.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o tema e conhecer a Teletronix, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

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Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.