Descubra os 6 principais equipamentos para Radiodifusão

Se o que você deseja é aumentar o engajamento dos ouvintes ou iniciar uma jornada de rádio de sucesso, deve saber inicialmente que é primordial oferecer uma boa qualidade de sinal contando com os melhores equipamentos para radiodifusão, além de produzir conteúdos relevantes à sua persona.

Hoje, neste post, preparamos uma lista dos equipamentos necessários para produzir e transmitir programas de rádio. Você sabe quais são eles e qual é a melhor marca desses aparelhos? Nesta leitura você descobre tudo isso e muito mais. Acompanhe!

Quais são os principais equipamentos para Radiodifusão?

Entender as necessidades da sua rádio, principalmente pensando nos equipamentos e estrutura, é primordial para iniciar a jornada da radiodifusão. Além do básico como CDs, tocador de CDs, antena e sintonizador, há diversos outros aparelhos que devem estar garantidos na sua rádio, justamente para produzir programas de qualidade.

Veja agora a lista dos principais equipamentos e entenda mais sobre a necessidade de cada um!

1. Computador

Online ou FM, a sua rádio vai precisar desse equipamento. O computador é uma das peças-chave para manter uma rádio funcionando. Diferente de alguns instrumentos, ele assume diversos papéis na rotina da radiodifusão, dentre vários outros podemos citar:

  • editar os programas que irão ao ar;
  • fazer o download das músicas, listá-las e enumerá-las;
  • ajustar a grade;
  • organizar a programação etc. 

Vale se atentar ao software de automatização e apoio, já que é a partir dele que a sua rádio vai funcionar. Ele deve ser rápido e funcionar perfeitamente bem. Uma boa dica é procurar algumas opções na internet e fazer o download; há muitas delas gratuitas, então você poderá testar tantas quanto precisar, até encontrar o software perfeito. 

2. Mesa de som

Essa será a base da transmissão da rádio e também a junção de todos os outros elementos necessários. Há diversos modelos e, obviamente, você pode escolher o que mais agradar e se adaptar ao seu projeto. Só garanta que a procedência da mesa seja de confiança, já que será a partir dela que os microfones, CDs e diversas outras coisas tão necessárias ganham vida.

3. Microfones

A comunicação é a base do rádio, concorda? Pois então você também vai concordar que o microfone é um dos elementos que mais merecem investimento. Optar por um modelo moderno e de última geração pode fazer com que a sua rádio suba de nível, afinal, qualidade de som é o que todo ouvinte deseja. 

4. Fones de ouvido

Garantir que tudo esteja funcionando em perfeita ordem também deve ser uma preocupação para o gestor da rádio, e isso só acontece quando se tem certeza do que está indo ao ar. Garantir a boa escolha dos fones de ouvido é fundamental para receber todas as informações ao vivo e não ser pego de surpresa.

5. Transmissor

Esse elemento é exclusivo das rádios clássicas (transmissão FM), já que, em rádios online, a transmissão fica por conta da internet. O transmissor é o aparelho responsável de transmitir o sinal pelo ar e fazê-lo ser reconhecido em um receptor FM.

Assim como tudo o que você for colocar na sua rádio, o transmissor deve ter procedência confiável. Afinal, ninguém quer problemas na hora da transmissão, certo? Note que, ao escolher o equipamento, o alcance proporcionado por ele deve ser o suficiente para suprir as necessidades do seu projeto.

6. Sistema de monitoramento

Chegando até aqui você já tem o principal de uma estrutura básica para gravar o seu programa de rádio e transmiti-lo, mas quem garante que os seus ouvintes estão conseguindo entender tudo o que está indo ao ar? Eis aqui a importância de implantar um sistema de monitoramento.

Qual é a estrutura necessária para ter uma rádio?

A estrutura de uma rádio completa é, basicamente, abrigada pelo estúdio. É lá onde tudo acontece e todos os equipamentos se dispõem. Lembre-se de que o estúdio também garante a qualidade do som, por isso deve ter isolamento acústico.

Cercado de paredes de vidro, além de contar com algumas poltronas para o radialista e convidados sentarem, o espaço deve haver algumas divisões. Tudo para garantir a qualidade dos programas gravados e distribuídos para os ouvintes. Conheça agora as divisões necessárias dentro do estúdio da rádio:

  • abrigo do transmissor: ele deve ficar longe dos próximos itens, justamente a fim de evitar qualquer interferência de som;
  • cabine de controle técnico: precisa contar com uma boa iluminação e ventilação, não necessita de isolamento acústico;
  • gaiola de locução: deve se localizar em frente à cabine de controle técnico, além de ser equipada com isolamento acústico, microfones fixos, iluminação por filamentos e mesas para serem ocupadas pelos visitantes e entrevistadores. 

Quanto é necessário investir?

É difícil determinar um valor, já que tudo vai depender do seu projeto. Além do mais, uma rádio FM, por exemplo, necessita de elementos determinados que são diferentes de uma rádio online. A qualidade dos equipamentos comprados e o alcance necessário são outros pontos que influenciam muito o valor final do investimento.

Antes de bater o martelo e iniciar a aplicação do plano, você deve acertar o seu objetivo: o que a sua rádio será? Focada em notícias, escolar, comunitária, comercial… É importantíssimo ter em mente que há muitas opções e cada uma delas necessita de trâmites e exigências jurídicas específicas. Vale pesquisar para saber o que mais compensa para você.

Como escolher empresas que vendem equipamentos para Radiodifusão?

Muitos consumidores, mesmo os brasileiros, dão preferência pelas marcas gringas, influenciados pela falsa impressão de que elas são as melhores marcas de equipamentos para radiodifusão. O que nem todo mundo sabe é que o Brasil também fabrica tecnologia de ponta.

Saiba que a qualidade é o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma parceria de consumo de sucesso. A dica é que, para definir a marca dos seus equipamento, você prefira uma empresa justa, que fabrique equipamentos de qualidade e que abra espaço para conversas transparentes com os clientes. 

A Teletronix certamente pode auxiliar você na busca dos melhores equipamentos para radiodifusão. Afinal, só uma marca de excelência e experiência como a nossa pode oferecer, contando com tecnologia e qualidade, um atendimento personalizado para solucionar as demandas da sua empresa.

Quer saber como faremos tudo isso? Entre em contato com a nossa equipe!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.