Entenda como é possível resolver o delay em transmissão ao vivo

O delay em transmissão ao vivo acontece quando existe um atraso entre o tempo de propagação do conteúdo e o sinal que chega até o aparelho de rádio dos ouvintes. Esse atraso é percebido principalmente em programas jornalísticos, quando há entradas ao vivo de um entrevistado ou repórter de rua, e este demora alguns segundos para receber o áudio e responder.

A demora é causada justamente por causa da grande extensão do caminho que o sinal leva para percorrer do estúdio até o lugar onde a cobertura está sendo feita. Trata-se de um problema bem comum, mas que pode ser bastante incômodo. Além disso, o delay também pode ser causado pela demora na interpretação ou decodificação dos dados pelos equipamentos.

Quer saber como evitar ou resolver o problema de delay em transmissão ao vivo e aumentar a qualidade da propagação do conteúdo da sua emissora? Então, conheça algumas soluções!

Caminho mais simples

As redes de internet são bastante propagadas em grande parte das regiões do Brasil. Assim, não fica tão difícil encontrar caminhos para que o sinal seja transmitido de maneira acessível.

O aspecto diferenciado está na transferência de dados com pouca latência. Isso significa que os mecanismos tecnológicos têm a habilidade de fazer o transporte e decodificação do sinal facilmente.

Além disso, o protocolo sem buffer faz com que a condução do sinal seja bem mais simples. Essa agilidade na propagação torna o atraso praticamente imperceptível aos ouvidos do ouvinte.

Equipamentos de decodificação

O sistema de decodificação é outro fator extremamente importante durante o processo de transmissão. Para contornar esse fato, existem soluções que ajudam a eliminar o atraso na propagação do sinal e proporcionam eficiência e agilidade durante a captação, transformação e exibição de um sinal de alto nível.

Dessa mesma maneira, o tempo de espera na transformação e processamento desse sinal é bastante reduzido, muitas vezes, se torna até imperceptível.

Tecnologia streaming

A chegada da internet banda larga, ou seja, a maior velocidade nas conexões de internet, abriu caminho para a popularização da tecnologia streaming. Trata-se de um mecanismo que proporciona inúmeras possibilidades, como permitir a transmissão instantânea de dados, tanto de áudio quanto de vídeo, por meio das redes.

Dessa forma, os dados são armazenados nas máquinas de maneira temporária e exibidos aos telespectadores e ouvintes com uma velocidade praticamente em tempo real, sem a obrigatoriedade de realização de download. Essa prática é muito comum em sites que exibem filmes, músicas e jogos. A rádio online é um ótimo exemplo de plataforma que usa esse tipo de sistema tecnológico.

O delay em transmissão ao vivo de uma rádio é um problema que pode ser desconfortável e pouco atrativo para os ouvintes, principalmente em um mundo imediatista e apressado como o nosso. Nesse sentido, saiba que nem tudo está perdido. Esse incômodo pode ser facilmente eliminado. Para isso, basta utilizar algumas das soluções que foram mencionadas e diminuir ao máximo esse problema.

Quer trazer agilidade e eficiência para as suas transmissões? Então, conheça mais sobre o funcionamento da tecnologia streaming!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.