6 livros de telecomunicações e gestão para escalar os resultados da empresa

Garantir o melhor desempenho na sua organização não é uma tarefa unilateral. É necessário aliar diversos pontos para alcançar o resultado almejado. A experiência na área e a prática nos trabalhos fazem diferença, mas é preciso combiná-los com o conhecimento para chegar mais longe. Pensando nisso, decidimos apresentar a você os 6 melhores livros sobre telecomunicação e gestão.

Pronto para conhecer os próximos livros da sua cabeceira? Então, vamos lá!

Livros na área da telecomunicação

Entender mais sobre a sua área de trabalho e buscar conhecimento fora do estúdio, essa é a proposta da vez. Separamos dois livros de telecomunicação que podem ser leituras interessantes para você. Dá uma olhada!

1. Migração do rádio AM para o FM: avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica – vários autores

Escrito por 77 autores, o livro catarinense abrange e descreve os principais desafios da mudança do AM para o FM. Baseado em um trabalho de pesquisa aplicado em todo o Brasil — foram entrevistadas 238 emissoras —, o livro conta com uma abordagem acessível, porém focada na mudança de espectro.  

2. Gestão de Telecomunicações: uma abordagem para grandes usuários – José Panieri Cavalcante

O objetivo dessa leitura é apresentar as práticas e conhecimentos necessários para executar uma planta de serviços de telecomunicação, sendo elas públicas ou privadas. O autor criou uma obra necessária para os especialistas, gestores e empresários da área telecomunicativa. Se você pretende estudar sobre o assunto, não pode deixá-lo de fora.

Leitura sobre gestão

Não importa se você não é gestor, algumas leituras focadas na área agregam — e muito! — na forma de lidar com os desafios diários. Mas caso trabalhe nesse setor, deve se lembrar de que ler os próximos títulos oferta algo necessário no mundo dos negócios: capacidade estratégica, entre diversos outros pontos que podem ser desenvolvidos.

1. A Arte da Guerra – Sun Tzu

Escrito no século IV a.C., esse clássico foi escrito por um general da guerra extremamente estrategista. Dando apenas uma palinha dessa grande preciosidade, Sun Tzu afirma que o segredo dos vencedores está na arte de planejar. Destacar-se no mundo, não só dos negócios, é necessário, concorda? Leia o livro e entenda como fazê-lo.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Um clássico mais atual que a dica anterior, mas que já foi lido por mais de 50 milhões de pessoas. O autor oferece dicas práticas sobre a arte de se relacionar. Segundo ele, o que determina o sucesso é a capacidade de liderança, comunicação e promoção do entusiasmo. 

3. Inteligência emocional – Daniel Goleman

Afirmando que o “temperamento não é destino”, o autor dá caminho à uma obra necessária para todos que desejam desenvolver o próprio QI emocional. Entender sobre as deficiências e conseguir suprir todas elas com autocontrole e persistência pode ser a chave do sucesso. Vale a pena entender mais sobre o assunto lendo o escritor Daniel Goleman. 

4. Gestor Eficaz – Peter F. Drucker

Conhecido como pai da administração contemporânea, o escritor dessa obra oferece um manual com dicas práticas para o leitor alcançar desempenhos superiores à média. Peter foca em dois pressupostos e tira daí as maiores lições para o livro, que são: o principal objetivo do gestor deve ser a eficácia e a eficácia pode ser aperfeiçoada e acrescida.

Agora que você já conhece os principais livros de telecomunicação e gestão, precisa reconhecer a importância do conhecimento. Ao ler e entender sobre as questões de gestão, é possível melhorar como gestor e conquistar uma equipe engajada, para assim ter resultados sustentáveis na empresa.

Que tal continuar a leitura sobre gerenciamento? Confira 4 dicas para uma boa gestão de projetos na telecomunicações!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.