4 motivos de que vale a pena maximizar a presença digital da rádio

A popularização da internet e dos meios digitais tem mudado significativamente a forma com as pessoas se relacionam com o mundo, sobretudo os padrões de consumo.

Nesse cenário, para sobreviverem no mercado, as empresas precisam se reinventar. No setor de telecomunicações não é diferente. Para conquistar e fidelizar o público, sobretudo os ouvintes, é fundamental investir em presença digital.

Por isso, preparamos para você este post abordando os motivos pelos quais vale a pena maximizar a presença digital de sua rádio! Confira!

Por que investir em presença digital?

Com a mudança dos padrões de consumo, as emissoras que se fazem presentes nos meios digitais têm inúmeros benefícios. Confira alguns deles!  

1. Aumento do alcance da emissora

As emissoras de rádio que estão presentes na internet alcançam um número de ouvintes muito maior, uma vez que elas conseguem atingir o público que reside em outras cidades e estados — uma simples busca na rede é suficiente para que novos ouvintes encontrem a rádio.

Além disso, cabe ressaltar que a internet é dos meios mais baratos de aumentar a divulgação e o alcance de qualquer negócio. Assim, em regra, o investimento que as emissoras de rádio precisam fazer para ficarem disponíveis para os milhares de usuários da rede não é alto.

2. Conquista de novos ouvintes

Com a transformação digital, grande parte da população, principalmente os indivíduos mais jovens, utiliza os smartphones para escutar músicas. Nesse cenário, em regra, as emissoras que não oferecem aplicativos atingem um número menor de ouvintes.

Por isso, investir em presença digital e expandir os serviços da emissora para a plataforma mobile é uma forma de expandir o público de sua rádio, conquistando os ouvintes que utilizam, majoritária ou exclusivamente, os meios digitais.

3. Aumento do faturamento

Como você viu, a presença nos meios digitais possibilita o aumento do alcance da emissora e, consequentemente, do número de ouvintes. Isso acaba atraindo mais anunciantes, que, inclusive, estarão dispostos a pagar um valor maior para que seus produtos ou serviços sejam divulgados para mais pessoas. Assim, você aumenta o faturamento de sua rádio.

4. Identificação de oportunidades e falhas

Dentre os inúmeros benefícios oferecidos pela maximização da presença nos meios digitais, merece destaque a maior facilidade para identificação de oportunidades e eventuais falhas.

As redes sociais, por exemplo, possibilitam a interação das emissoras com o público. Os ouvintes podem enviar sugestões e até mesmo críticas acerca da programação. Com essas informações, é possível corrigir eventuais falhas, bem como atender às demandas e garantir a satisfação do público.

Diante de tantos benefícios, certamente você não vai querer deixar sua emissora de fora dos meios digitais, não é mesmo? Confira a seguir algumas dicas para a sua rádio!

Como aumentar a presença nos meios digitais?

Existem inúmeras formas de as emissoras aumentarem sua presença nos meios digitais, por exemplo, investir na interação com o público por meio das redes sociais, fazer transmissões ao vivo pela internet, oferecer aplicativos para os ouvintes acompanharem a programação da rádio e produzir podcasts.

Ao investir em medidas como essas e maximizar a presença digital da rádio, certamente, as emissoras aumentarão o seu alcance e conquistarão um número maior de ouvintes, impulsionando também o faturamento.

A presença digital é, hoje, uma realidade da qual não se pode fugir. O ideal é buscar meios de inserir as empresas nesse cenário para garantir competitividade no mercado e alavancar negócios.

Gostou do post? Então descubra mais sobre a presença online para rádios!

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.