Quais os benefícios da TV digital e por que você já deveria ter mudado

Embora a TV digital não seja nenhuma novidade do mercado, ainda existem muitas pessoas que tem dúvidas sobre o seu funcionamento e benefícios oferecidos. Além disso, há ainda aqueles que desconhecem o processo de desligamento do sinal analógico, que já começou!

Pensando nisso, neste post, apresentamos diversas informações sobre a TV digital, destacando as suas vantagens e todos os benefícios da implantação o quanto antes. Continue a leitura e saiba mais!

Melhor qualidade de imagem

Uma das principais vantagens da TV digital está relacionada com a resolução da imagem. Isso porque um conteúdo digital transmitido e recebido em baixa qualidade ainda possui uma definição infinitamente maior que o analógico.

Enquanto a TV analógica exibe aproximadamente 525 linhas horizontais, a TV digital chega a 1080 linhas. Ou seja, esse novo formato de transmissão oferece mais que o dobro de detalhes e definição em uma mesma imagem.

Formato de cinema

O formato da tela e, consequentemente, da imagem também é um dos grandes diferenciais entre as tecnologias de TV. As imagens analógicas são transmitidas em formato 4:3, enquanto na TV digital o tamanho de transmissão é de 16:9.

Aliado a imagem de alta qualidade, o formato mais horizontal da transmissão permite que o conteúdo assistido ganhe um aspecto cinematográfico. Além disso, mais informações são adicionadas nas laterais da tela.

Melhor qualidade no áudio

Enquanto a televisão analógica recebe apenas um canal mono e dois estéreo, a TV digital permite a transmissão simultânea de até seis fontes de som. Ou seja, essa nova tecnologia possibilita que o espectador seja completamente envolvido pelo áudio de uma determinada cena, proporcionando uma experiência de cinema completa.

Maior estabilidade no sinal

Você já teve o seu sinal interrompido por uma chuva ou ventos fortes? Com a transmissão digital esse problema será solucionado de uma vez por todas. Afinal, o recebimento das informações é feito de uma maneira mais robusta e estável, evitando interferência, oscilações de qualidade e os famosos “fantasmas” ou “chuviscos” na imagem.

Mais interatividade

Diferente do sinal analógico, que é uma via de mão única, na TV digital é possível criar conteúdos interativos e estabelecer uma comunicação bilateral entre as partes: emissoras e telespectadores.

Nesse novo formato, o consumidor poderá acessar o menu de programação dos canais, responder a enquetes realizadas, além de ter acesso a todas as informações que forem disponibilizadas na tela da sua televisão.

Muito bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, existem muitas vantagens de contar com um sinal digital na sua TV. Mas atenção, é preciso ter pressa! A era digital já é uma realidade no nosso país e o encerramento do sinal analógico começou em algumas regiões.  

A primeira cidade a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, município de Goiás, em março de 2016. Em outubro do mesmo ano, Brasília também passou pela transformação. A grande São Paulo deixou de receber o sinal em 2017 e em capitais como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza a mudança completa deverá ocorrer até o fim de 2018.

Quer saber mais sobre a TV digital? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas.

Autor

  • Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Posted in:
Sobre o autor

Bruno Faria

Publicitário por formação, atua no setor de Marketing da Teletronix, uma empresa desde 1996 no mercado de radiodifusão, produzindo equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.